Blog

CONHEÇA AS DOENÇAS OCUPACIONAIS MAIS COMUNS DE ATINGIREM OS TRABALHADORES

As doenças ocupacionais estão elencadas em uma extensa lista do Ministério da Saúde, a qual foi atualizada recentemente através da PORTARIA Nº 2.309, DE 28 DE AGOSTO DE 2020. Contudo a lista possui apenas caráter exemplificativo, uma vez que podem existir outras doenças que não estejam nessa listagem, mas possuam relação com o trabalho.

Assim, as doença que são mais recorrentes no Brasil e que muitas vezes são motivos para o afastamento do funcionário de suas atividades, são essas:

. Perda da audição provocada por ruído
. Lesões no ombro
. Transtornos dos discos cervicais
. Transtornos de discos lombares
. Síndrome do manguito rotador
. Lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Dentre essas doenças estão a tendinite, tenossinovite, bursite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, mialgias, dentre outras.
. Dermatose Ocupacional (DO): Essas doenças normalmente surgem do contato com agentes biológicos (bactérias, fungos, vírus e insetos etc.); físicos (radiações, não-ionizantes, calor, frio e eletricidade etc.) ou químicos (ácidos, solventes, óleos, aditivos etc.).
. Doenças Pulmonares Ocupacionais (DPO): as doenças pulmonares ocupacionais (DPO) são as ocasionadas pela exposição do empregado a agentes tóxicos inalados no ambiente de trabalho, como poeira, fungos, gases e fumaça. São exemplos dessas doenças a antracose pulmonar, bissinose, asma, pneumonia e silicose.
. Doenças ocupacionais psicossociais: essas doenças estão ligadas ao abalo psicológico causado por situações de estresse contínuo. Elas muitas vezes demoram para serem identificadas, pois se desenvolvem de forma lenta e silenciosa. Algumas dessas doenças são a depressão, ansiedade, síndrome de burnout e síndrome do pânico.

Contato

Vamos conversar?

João Pessoa - pb

Av. Mato Grosso, 450, Bairro dos Estados
CEP: 58030-080
(83) 3243-0480
(83) 99961.9388

Campina GRande - PB

Av. Assis Chateubriand, 240, Liberdade
CEP: 58.414-060
(83) 3322-7334
(83) 99961.9388