Aposentadoria Especial para os Profissionais de Saúde

@corisgoncalves  A maioria dos profissionais de saúde tem direito a receber a chamada Aposentadoria Especial, que é um tipo de benefício previdenciário em que o trabalhador se aposenta de forma mais rápida se comparado às demais aposentadorias. Tal situação é possível porque esses profissionais ficam expostos a agentes nocivos à sua saúde. Portanto, médicos, enfermeiros,… Continue a ler Aposentadoria Especial para os Profissionais de Saúde

Publicado em
Categorizado como noticias

O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE O SALÁRIO-MATERNIDADE

Por Marina Bringel @marinabringelc O salário-maternidade é um benefício devido à segurada da Previdência Social, durante 120 dias, com início no período entre 28 dias antes do parto e a data de ocorrência deste.  Foi criado com o objetivo de trazer amparo e um pouco mais de segurança para as famílias que estão em crescimento.… Continue a ler O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE O SALÁRIO-MATERNIDADE

Publicado em
Categorizado como noticias

Segurado especial pode utilizar documentos de familiares para comprovar exercício da atividade rural?

O segurado especial é o trabalhador rural/pescador artesanal que exerce suas atividades de forma individual ou em conjunto com a família, extraindo delas o sustento. Diferentemente dos demais segurados da Previdência Social, tal categoria pode receber benefícios do INSS sem fazer quaisquer contribuições ao sistema previdenciário. Para isso, precisam comprovar o efetivo trabalho rural no… Continue a ler Segurado especial pode utilizar documentos de familiares para comprovar exercício da atividade rural?

Publicado em
Categorizado como noticias

Ex-cônjuge tem direito à Pensão por Morte?

Por Corina Gonçalves Sim! É possível que o benefício previdenciário de pensão por morte seja concedido para o(a) ex-cônjuge de segurado falecido. Vejamos as seguintes hipóteses: 1) Quando o(a) falecido(a) pagava pensão alimentícia/alimentos para ex-cônjuge: A lei prevê que o cônjuge divorciado, separado judicialmente ou separado de fato, que recebia pensão alimentícia do(a) segurado(a) falecido(a),… Continue a ler Ex-cônjuge tem direito à Pensão por Morte?

Publicado em
Categorizado como noticias

Revisão da vida toda

Por Corina Gonçalves   A Revisão da Vida Toda consiste em um meio de revisar benefícios previdenciários concedidos entre 29/11/1999 e 13/11/2019 (Reforma da Previdência), de forma a possibilitar a inclusão de todos os períodos contributivos do segurado no cálculo do benefício, mesmo os períodos anteriores a julho de 1994, quando teve início o Plano… Continue a ler Revisão da vida toda

Publicado em
Categorizado como noticias

MEI x INSS – Quais os benefícios previdenciários que o MEI tem direito?

Por Victor Rocha (@victor.vrc)  Você já deve ter ouvido falar que, dentre outros benefícios, o MEI tem a vantagem de pagar contribuição previdenciária muito menor quando comparada às contribuições de outros tipos de segurados da previdência. Pois bem, o valor da contribuição previdenciária do MEI já está incluso no Documento de Arrecadação do Simples Nacional… Continue a ler MEI x INSS – Quais os benefícios previdenciários que o MEI tem direito?

Publicado em
Categorizado como noticias

LIMBO PREVIDENCIÁRIO: O QUE FAZER?

Por Geciane Silva O limbo previdenciário acontece quando o segurado do INSS se afasta do trabalho por problemas que comprometem a sua saúde, recebe benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), porém, quando retorna à empresa em virtude da alta e cessação do benefício pelo INSS, é avaliado como inapto pelo serviço médico da empresa. Essa… Continue a ler LIMBO PREVIDENCIÁRIO: O QUE FAZER?

Publicado em
Categorizado como noticias

Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. Como funciona?

Por Corina Gonçalves A Aposentadoria da Pessoa com Deficiência é um benefício previdenciário assegurado pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Complementar 142/2013, ao segurado que tenha trabalhado na condição de PcD (Pessoa Com Deficiência). Ou seja, é um benefício concedido a pessoa acometida com deficiência, que trabalhou ou trabalha nessa condição. Considera-se pessoa com… Continue a ler Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. Como funciona?

Publicado em
Categorizado como noticias

24 DE JANEIRO: DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DOS APOSENTADOS

Por Débora Vanessa @deboravp89 Dia 24 de Janeiro é comemorado o Dia da Previdência Social e dos Aposentados, data que marca a conquista do cidadão brasileiro através da história. A data foi inicialmente escolhida em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, a Lei Eloy Chaves, sancionada em 24 de janeiro de 1923,… Continue a ler 24 DE JANEIRO: DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DOS APOSENTADOS

Publicado em
Categorizado como noticias

O que é CNIS e qual a sua importância?

Por Débora Vanessa CNIS ou Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido como Extrato CNIS ou Extrato Previdenciário, é um documento criado pelo Governo Federal com principal objetivo de reunir todas as informações dos vínculos trabalhistas e previdenciários dos brasileiros. No CNIS é possível verificar, ainda, data da filiação junto à Previdência Social, recolhimentos, valor… Continue a ler O que é CNIS e qual a sua importância?

Publicado em
Categorizado como noticias