Blog

Qual a importância do advogado nos requerimentos administrativos?

Por Débora Vanessa

A ideia de que a contratação de um advogado é necessária apenas em questões judiciais está ultrapassada. O auxílio desse profissional especialista pode fazer toda a diferença no resultado final do seu requerimento administrativo perante o INSS.

Sabe-se que o segurado pode pleitear benefício por conta própria, seja presencialmente, em qualquer agência do INSS; pelo canal 135; ou até mesmo pelo APP MEU INSS. MAS SERÁ MESMO MAIS VANTAJOSO ATUAR SOZINHO NO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO?

Certamente será mais seguro solicitar com amparo de um advogado especialista em direito previdenciário, profissional apto a lidar com questões legais, burocráticas e a atender todos os requisitos formais exigidos pela Autarquia Previdenciária.

O advogado irá fazer tudo que estiver ao seu alcance para garantir os direitos do requerente, bem como assegurar o benefício mais vantajoso, de acordo com cada caso, alcançando oportunidades que este sozinho não enxergaria e que poderiam acarretar no indeferimento do benefício ou, até mesmo, em prejuízo financeiro, recebendo menos do que deveria.

Outro ponto de extrema importância é a instrução do processo administrativo, pois a elaboração e estruturação deste fará grande diferença, tanto para garantir a melhor resposta administrativa, quanto para uma posterior demanda judicial, se necessário.

É sabido também que, caso deseje fazer o requerimento por conta própria, é obrigação do servidor do INSS esclarecer ao requerente toda documentação pertinente ao seu direito, bem como fornecer as informações e os procedimentos necessários para cada tipo de benefício. Na prática, porém, nem sempre ocorre como deveria. É comum a omissão dos servidores do INSS no repasse de informações e nas avaliações dos processos, acarretando em diversas injustiças diariamente.

É ai então, após o insucesso, que acontece a busca pelo auxílio do advogado, na tentativa da reversão do resultado administrativo na esfera Judicial (que nem sempre é possível!).

Portanto, independente de qual seja o benefício que você esteja procurando, é de extrema importância buscar ajuda de um profissional qualificado e de sua confiança.

Contato

Vamos conversar?

João Pessoa - pb

Av. Mato Grosso, 450, Bairro dos Estados
CEP: 58030-080
(83) 3243-0480
(83) 99961.9388

Campina GRande - PB

Av. Assis Chateubriand, 240, Liberdade
CEP: 58.414-060
(83) 3322-7334
(83) 99961.9388